EMAIL
TELEFONES
  • (49) 3221 2500
  • (49) 99982-4682
ENDEREÇO
  • Av. Pres. Vargas, 999
    Bairro Coral, Lages - SC
    CEP: 88508-110

Leia nosso blog

Categoria: Elétrica
01 de Fevereiro de 2019

Saiba que cuidados tomar com a fiação elétrica

Compreender o funcionamento da fiação elétrica não é uma tarefa fácil para leigos. A falta de conhecimento pode levar a situações perigosas, como queimaduras e até mesmo incêndios. 

Segundo o engenheiro eletricista Gustavo Garcia, no momento de instalação da rede elétrica, "o projeto deve ser feito de acordo com a carga da residência, ou seja, o número de aparelhos/lâmpadas que podem estar conectados simultaneamente e, dessa forma, os cabos devem ter seção suficiente para a corrente máxima que será consumida". 

Em casos de prédios antigos deve ser feita uma vistoria para verificar se a fiação suporta essa nova carga e, se não suportar, "devem ser trocado os cabos e elementos de proteção do circuito, por exemplo, os disjuntores". Na instalação de um ar condicionado, por exemplo, há a necessidade de verificação, pois "a carga pode aumentar e, caso a fiação não suporte, pode levar a curto circuitos."

Gustavo reforça que é necessária a verificação em tomadas, pois "caso estejam localizadas em áreas úmidas, como a pia do banheiro/cozinha, podem sofrer oxidação nos contatos e deixar de funcionaro ou, no pior caso, sofrer um curto-circuito". Os cuidados devem ser redobrados se houver crianças em casa e a revisão deve ser constante para evitar riscos, conclui ele.

Fonte: Bonde
Carrinho
0 Item(s)