EMAIL
TELEFONES
  • (49) 3221 2500
  • (49) 99982-4682
ENDEREÇO
  • Av. Pres. Vargas, 999
    Bairro Coral, Lages - SC
    CEP: 88508-110

Leia nosso blog

Categoria: iluminacao
03 de Fevereiro de 2020

Lustres ou Pendentes

Ambos podem fazer toda diferença tanto na sua decoração, como na luminosidade. Mas como escolher entre lustres ou pendentes para o seu ambiente? 
Preparamos um artigo que pode te dar uma “mãozinha” pra fazer a escolha certa e evitar transtornos ou arrependimentos.  
Como surgiu o lustre
Primeiro, vamos conhecer um pouquinho da história destas peças que são objetos de desejo de muitas pessoas.
Os lustres surgiram no fim do século XVII como majestosos objetos que tinham a função de iluminar as grandes mesas de refeições nos jantares oferecidos pelos nobres. Em uma época de pleno status, estes lustres eram feito somente por encomenda, e apenas os reis e nobres possuíam estas peças que serviam também para afirmar a imponência e plenitude destas classes.
Qual a diferença entre lustre e pendente?
Lustres e pendentes são itens que além de iluminar, têm uma função decorativa em seu ambiente. A diferença entre eles é que o lustre possui ramificações (braços) para diversas lâmpadas enquanto o pendente geralmente possui uma única luz – isso não é uma regra – o que diferencia no tipo de iluminação de ambos. 
Por possuir vários braços, os lustres abrem mais a iluminação do ambiente, enquanto os pendentes possuem uma iluminação mais focada, direcionada a um determinado móvel, mesa ou ponto que deseja iluminar. 
A seguir vamos falar um pouco de cada, separadamente.
Lustres
Como já dissemos, os lustres são caracterizados por possuírem vários braços (ramificações para diversas lâmpadas) e ficam suspensos no teto. Se possuir teto de gesso fique atento ao peso para não ter imprevistos como rachaduras e até mesmo o risco de queda da peça.
Os lustres podem servir como iluminação principal ou apenas como iluminação complementar tendo uma função mais decorativa no ambiente. Com suas várias opções, é possível achar desde os modelos mais antigos, feitos com metais pesados e cristais importados muito valiosos, até os mais simples e modernos, que cumprem seu papel de iluminar, quanto decorar seu ambiente. Tudo isso depende, além do quanto quer investir, da sua decoração e o que envolve seu ambiente. Mantendo sempre a harmonização do local. 
Por possuírem iluminação ampla e confortável, de preferência a locais também amplos e que ocupam lugares de destaque no ambiente. 
Considere sempre também o volume do lustre (quantidade de cumprimento dos braços) e a altura dos cômodos. Eles devem dialogar com o tamanho do ambiente e, principalmente, com a mesa abaixo dele, se houver. Geralmente são peças usadas em salas de estar e jantar ou em halls de entrada.
Pendentes
As luminárias pendentes são considerados itens muito mais decorativos, por possuírem longos fios que deixam a iluminação mais próxima dos pontos que carecem desse recurso. Por terem diversas cores e texturas, são extremamente versáteis para decoração que vão desde as mais rústicas, despojadas e neutras, até as mais coloridas, modernas ou sofisticadas. 
Diferente dos lustres, as luminárias pendentes são peças que possuem uma iluminação mais focada e funcional, por não possuir ramificações, sendo assim, ideal para usar em bancadas de refeições, por exemplo. 
Escolha o seu e seja feliz
Agora você pode escolher o que mais se adapta ao seu ambiente e também lhe satisfaz dentro de sua personalidade. Pois sabemos que, por ser uma peça decorativa, elas também devem nos agradar e trazer a sensação de conforto, harmonia e felicidade ao ambiente, além daquela sensação de e satisfação do nosso desejo. Afinal, todos nós merecemos, não é! ; )
Carrinho
0 Item(s)