EMAIL Conheça nossa loja virtual
TELEFONES
  • (49) 3221 2500
  • (49) 99982-4682
ENDEREÇO
  • Av. Pres. Vargas, 999
    Bairro Coral, Lages - SC
    CEP: 88508-110

Leia nosso blog

Categoria: iluminacao
01 de Julho de 2020

Tudo sobre iluminação

Hoje veremos tudo sobre iluminação. Desde o que é, a melhor forma de utilizá-la, e até a iluminação ideal para sua casa com seus gostos.
Já de antemão aviso, que sim, a iluminação é importantíssima para completar uma ótima decoração. Se você deseja deixar sua casa ou escritório por exemplo, mais aconchegante, investir na iluminação é fundamental.

O que veremos hoje:

- O que é iluminação?
- Qual a importância de uma boa iluminação?
- Tipos de iluminação
- Lâmpadas com tons quentes ou frios?
- Como deve ser a iluminação de cada ambiente?

O que é iluminação?

Passando para o lado mais científico da pergunta, a iluminação é o efeito da luz que usamos tanto para clarear o ambiente quanto para deixa-lo mais bonito.
Quando bem planejada, a iluminação tem o papel de trazer aquele toque final no ambiente. Assim, o lugar além de muito mais bonito também fica aconchegante.

Qual a importância de uma boa iluminação?

Como já disse acima, uma boa iluminação é essencial quando se trata em deixar o ambiente mais bonito e aconchegante.
Podemos nem perceber, mas quando entramos em um lugar e de cara já gostamos dele, o que está por trás das lindas decorações é a iluminação.

Tipos de iluminação

É fundamental saber quais são e conhecer bem os tipos de iluminação para poder fazer um bom projeto com a luz.
Aqui vou citar os principais, que são: Iluminação natural, artificial, direta e indireta.

Iluminação natural

Desde os primórdios, a iluminação natural é a mais conhecida. A chamamos assim, porque a fonte de luz é o Sol.
 A iluminação natural baseia-se em usar a luz solar como decoração. Além da economia de energia, essa iluminação traz muito conforto. Afinal, quem não gosta de ver a luz do Sol?

Iluminação artificial

Diferente da iluminação natural, falando a longo prazo a iluminação artificial é mais nova.
A iluminação artificial baseia-se no uso de lâmpadas. Podem ser lâmpadas comuns, LEDs, lustres, spots, entre outros.

Iluminação direta

A iluminação direta é usada quando queremos deixar algo em foco, por exemplo no escritório, quando queremos usar uma pequena lâmpada diretamente nos papéis, essa iluminação será chamada de direta.
Ou então em casa, quando queremos um lugar para praticar leitura, por exemplo, e queremos uma luz perto do livro para melhorar a leitura, essa luz é direta também.

Iluminação indireta

Já a iluminação indireta, não tem o principal papel de iluminar. Isso mesmo, porque a iluminação indireta trabalha mais nos detalhes do ambiente.
Tem como principal função iluminar suavemente e uniformemente, deixando o ambiente mais claro e aconchegante.

Lâmpadas com tons quentes ou frios

Existem lâmpadas com tonalidades mais brancas, e outras mais amareladas. As brancas normalmente tem tons frios, e as amareladas tem tons quentes.
As brancas são mais utilizadas para iluminar ambientes que necessitam de mais luz. Isso porque elas conseguem produzir mais lúmens.
Já as amareladas são bastante utilizadas quando queremos trazer aconchego ao local, deixando o ambiente visualmente mais relaxante.
Entenda um pouco mais sobre as tonalidades das lâmpadas

Como deve ser a iluminação de cada ambiente?

Cada ambiente tem sua necessidade de iluminação diferente. Por exemplo, a iluminação usada em um banheiro não fica tão legal quando utilizada também em uma sala de estar.
Abaixo você verá algumas sugestões para a iluminação de cada ambiente:

Cozinha

É recomendado que se utilize uma iluminação fria e direta para este ambiente. Isso porque é um lugar que necessita de bastante visibilidade.

Sala de estar e jantar

É indicado uma luz neutra para a sala de estar, porque não pode atrapalhar o modo e as cores que vemos da televisão. Também indicamos essa iluminação para a sala de jantar. Já aquele cantinho da sala em que sentamos para ler muitas vezes, é bom ter uma iluminação mais quente por trazer mais aconchego ao local.

Banheiro

No banheiro o recomendado é que se utilize uma iluminação fria e direta. Isso porque é um local que necessita de bastante visibilidade em todos os cantos.

Quarto

Por ser um ambiente que necessita de aconchego, o recomendado para quartos é uma luz quente e indireta

Conclusão

Hoje você entendeu mais sobre iluminação, viu o que é, como funciona e os seus tipos. Agora quando for montar um projeto de iluminação, você já saber o que escolher.
Por hoje é isto, e até mais!
Carrinho
0 Item(s)