EMAIL Compre online
TELEFONES
  • (49) 3221 2500
  • (49) 99982-4682
ENDEREÇO
  • Av. Pres. Vargas, 999
    Bairro Coral, Lages - SC
    CEP: 88508-110

Leia nosso blog

Categoria: Elétrica
10 de Novembro de 2020

Manutenção em equipamentos elétricos: A verdadeira importância

Todo tipo de equipamento precisa de manutenção, sem exceção. Seja ele um equipamento elétrico, eletrônico, um sistema de luz, ou até mesmo equipamentos de segurança.

Muitas pessoas desacreditam disso ou imaginam ser algo desnecessário a se fazer. Mas uma boa manutenção em equipamentos elétricos garante muito mais qualidade e segurança do equipamento.

Pensando nisso, a EVM criou uma matéria citando a verdadeira importância de fazer a manutenção em equipamentos elétricos. Confira:


Tipos de manutenção em equipamentos


Primeiramente, é importante saber que existem dois tipos de manutenção. São eles: A corretiva e preventiva

Manutenção corretiva


A manutenção corretiva é um tipo de manutenção feita apenas quando o equipamento apresenta falhas ou riscos.
Por esse motivo, não é a manutenção recomendável. Afinal, os equipamentos podem apresentar riscos mesmo quando esses não são identificados.

Manutenção preventiva


Diferentemente da corretiva, a manutenção preventiva é o ideal e recomendado. Isso porque trata-se de manutenções feitas sem a necessidade de o equipamento estar “quebrado”.

Resumindo, a manutenção preventiva é feita em intervalos de tempo iguais, mesmo que o equipamento não apresente falha.

Mas por que é o recomendado?

Simples, porque os equipamentos elétricos muitas vezes estão com defeitos internos, porém não apresentam falhas visíveis. E fazendo uma manutenção preventiva, esses defeitos são identificados antes de realmente apresentarem riscos. Sendo assim, opte sempre por escolher a manutenção preventiva.


Mas afinal, qual a importância?


Existem inúmeros motivos super importantes para realizar a manutenção em equipamentos elétricos. Dentre os principais estão:

Os componentes se desgastam


É normal, em qualquer equipamento, que com o tempo ele vá se desgastando e perdendo sua eficiência. Pensando nisso, é importante e praticamente necessário, que esse equipamento passe por uma manutenção.

Dessa forma, além de termos segurança no equipamento, garantimos maior qualidade e eficiência do mesmo.

Com a manutenção, evitamos sobrecargas


As sobrecargas podem ser causadas por infinitos motivos, como por exemplo, fazer o uso de equipamentos com alto consumo de energia em tomadas comuns.

Mas com uma boa manutenção preventiva, podemos evitar essas sobrecargas, evitando possíveis riscos maiores.


Conte com ajuda profissional


Sempre que for fazer a manutenção em equipamentos elétricos, conte com a ajuda de profissionais da área. Pois eles são treinados e especialistas para fazer um bom trabalho.

Deixo claro, que fazer a manutenção em equipamentos elétricos sem uma ajuda profissional pode ser um risco muito grande para você e para o ambiente.

Por hoje é isso, até a próxima matéria.
Carrinho
0 Item(s)