EMAIL Compre online
TELEFONES
  • (49) 3221 2500
  • (49) 99982-4682
ENDEREÇO
  • Av. Pres. Vargas, 999
    Bairro Coral, Lages - SC
    CEP: 88508-110

Leia nosso blog

Categoria: Dicas
10 de Dezembro de 2020

Como instalar um spot de LED

Entender como instalar um spot de LED ajuda você a deixar a iluminação da sua casa do seu jeito, sem precisar contratar mão de obra especializada.

Os spots são utilizados para destacar uma ou mais partes do ambiente. Seus fechos de luz valorizam obras de arte, peças decorativas, texturas nas paredes, detalhes arquitetônicos, ou jardins.

A luz do spot combinada com o forro de gesso também serve para distribuir a iluminação, sem sobrecarregar o ambiente, deixando-o mais confortável.

Mas afinal, você sabe como é feita a instalação de um spot? Ainda não? Então continua lendo:

Como instalar spot de LED: Passo a passo



1 - Reúna o material necessário


Antes de mais nada, é necessário já ter tudo em mãos. Ao comprar um spot de LED, a lâmpada já vem acompanhada do produto. Você deve notar que a voltagem deve ser adequada à tensão elétrica da casa.

Mas além do spot em si, você também vai precisar de outros materiais. Veja-os na lista abaixo:

  • - Alicate de corte;
  • - Chave de fenda;
  • - Chave Philips;
  • - Escada;
  • - Fita isolante ou conectores;
  • - Furadeira com serra copo;
  • - Lápis;
  • - Óculos de proteção;
  • - Trena.

2 - Tome precauções de segurança


É imprescindível verificar a instalação elétrica. A carga deve estar adaptada ao número de spots que serão instalados. Haverá um sistema de interruptores para ligar e desligar os spots. Os fios devem estar próximos aos locais de instalação.

Desligue a chave geral de energia ou disjuntores antes de pôr as mãos na massa.

3 - Faça marcações no teto


Com a ajuda de uma escada, faça marcações no teto. Trace com o lápis uma linha paralela à parede, afastada de 20 a 30 cm.

Meça a linha com a trena e divida o comprimento pelo número de spots a instalar +1. Por exemplo, se são 5 spots a serem instalados em 5 metros, a distância será de cerca de 83 cm. Após isso, faça a marcação com a ajuda do lápis.

4 - Perfure o teto


Com a furadeira, faça os furos na marcação em cruz nos locais determinados. Os óculos protegem seus olhos de qualquer resíduo que possa cair.

Em tetos de gesso, o processo de instalação é mais prático, mas é claro, é possível também instalar em superfícies de outros materiais.

5 - Puxe os fios


Por trás da sanca de gesso, passam dois fios: A fase (retorno do interruptor), e o neutro (normalmente azul). Puxe dois e desencape sem cortar.

6 - Conecte o soquete


Conecte os fios da instalação elétrica ao soquete do spot usando fita isolante ou conector para fazer o isolamento.

7 - Prepare e monte o spot


Com os furos já feitos, fios puxados e soquete no lugar correto, é hora de instalar o spot em si.

Para isso, insira o spot no teto com as presilhas (alguns já vem conectados ao spot). Ligue o spot à lâmpada.

Faça o teste


Agora basta encaixar a lâmpada no local correto. Com tudo certo, ligue novamente a energia elétrica e ascenda o interruptor para conferir.

Conclusão


Como este guia, você viu que saber como instalar spot de LED não é uma tarefa difícil. É preciso apenas separar as ferramentas necessárias e tomar alguns cuidados, em especial com a segurança. Na maioria dos casos, os spots são instalados em sancas de gesso, fáceis de pendurar.

Achou essa matéria útil? Então compartilha ela, para que assim mais pessoas consigam aprender a instalar um spot de LED! Até mais.
Carrinho
0 Item(s)