EMAIL Compre online
TELEFONES
  • (49) 3221 2500
  • (49) 99982-4682
ENDEREÇO
  • Av. Pres. Vargas, 999
    Bairro Coral, Lages - SC
    CEP: 88508-110

Leia nosso blog

Categoria: Saúde
10 de Janeiro de 2021

Janeiro branco: O mês do cuidado com a saúde mental

Todo começo de ano é uma conquista. Mais um ano de vida, novas oportunidades, novo emprego, talvez, ou até mesmo um novo relacionamento. Mas além disso, é preciso dar atenção a uma coisa em especial, um assunto muito importante, mas muitas vezes esquecido: a saúde mental.

Esse é o objetivo de janeiro branco, o qual segue os moldes de outubro rosa, maio amarelo, e novembro azul, por exemplo. Porém, o foco de janeiro branco é voltado para a saúde emocional das pessoas.

Para entender um pouco melhor essa ação de janeiro, continua lendo que te explicaremos tudo sobre o mesmo.

O que é janeiro branco?

Essa ação é resultado da iniciativa de um grupo de psicólogos de Uberlândia, MG, que surgiu em 2014. O objetivo é alertar as pessoas e fazer com que elas olhem para questões subjuntivas do ser humano, fazendo assim, com que exista uma cultura de boa saúde mental.

Resumindo, o movimento janeiro branco é uma forma em investir na psicoeducação para que assim, a população tenha consciência de suas emoções e saiba como identificar problemas psicológicos. Por consequência então, prevenir e evitar que essas doenças se tornem problemas sérios futuramente.

Além disso, janeiro branco também quer provar que admitir problemas psicológicos não é motivo de vergonha ou fraqueza. Afinal, essa é uma das principais barreiras de algumas pessoas.

Recomeço

Por que “janeiro branco”?

Durante a virada de ano, muitas pessoas acabam parando por um momento e refletindo sobre suas metas, conquistas, mudanças e planos. A ideia é que as pessoas não pensem apenas nos bem materiais, mas sim reflitam também sobre mudanças interiores, comportamentos e emoções. 

Quando devemos começar a nos preocupar com nossa saúde mental?

Existem alguns sinais que nosso corpo nos dá quando precisamos cuidar da saúde mental. São eles:
  • - Dores inexplicáveis no corpo;
  • - Problemas para dormir e falta de apetite;
  • - Esquecimento das coisas frequentemente;
  • - Vontade de se prejudicar ou se ferir;
  • - Um turbilhão de sensações ruins diárias;
  • - Ansiedade. 

Quando percebemos algum desses sintomas no corpo, pode ser que seja apenas algo momentâneo, afinal, todos sentimos dores e temos pensamentos ruins em algum momento. 

Mas quando isso se torna frequente, vale a pena fazer uma consulta com um profissional da área de saúde mental.

Consequências psicológicas da pandemia

Fato é que com o início da pandemia do COVID-19, a vida de muitas pessoas mudou. Devido a isso, a OMS mostrou algumas recomendações para enfrentar problemas psicológicos da pandemia. Confira algumas dessas recomendações: 

  • - Mantenha uma rotina equilibrada: Inclua em sua rotina momentos prazerosos, de relaxamento e descanso. Isso, pensando em coisas que você goste, seja ler um livro, assistir a um filme, etc.
  • - Pare de ver notícias que causam estresse: Busque sempre por informações de fontes confiáveis, e evite boatos e informações erradas. Isso pode causar medo, estresse e angustia.
  • - Mantenha a mente ocupada: Uma boa dica para quem tem pensamentos ruins frequentemente, é sempre manter a mente ocupada. Seja fazendo exercícios físicos, ou até mesmo trabalhando. 

Conclusão

Em meio a inúmeros problemas do dia-a-dia, um bom psicológico é o que salva algumas pessoas. Mas, quando o mesmo não colabora, devemos conversar com um psicólogo. Afinal, este é o profissional especializado em saúde mental. 

Hoje, vimos do que se trata o movimento janeiro branco, e qual sua verdadeira importância. Por hoje é isso, até mais!
Carrinho
0 Item(s)